De fato, o método de aumentar o volume de treinamento é usado por atletas profissionais e amadores avançados, mas, para iniciantes, leva tempo para o corpo se adaptar a cargas incomuns.
Durante a corrida, vários processos ocorrem no corpo, um dos quais é o aumento da resistência aeróbica devido à expansão da rede capilar (que lembra a construção de novas estradas). À medida que a rede cresce, mais oxigênio e nutrientes são fornecidos aos músculos, os estoques de glicogênio aumentam e os sais de ácido lático são excretados mais rapidamente. O número de mitocôndrias, que são responsáveis pela resistência, aumenta, e os ossos e ligamentos são fortalecidos.
Esse processo é invisível para nós e ocorre lentamente. No entanto, se você aumentar drasticamente a carga – por exemplo, começar a correr todos os dias de repente – o risco de lesão aumenta significativamente.
O período de adaptação para um iniciante depende da experiência anterior em esportes, do excesso de peso, da condição cardíaca e, em média, varia de seis meses a um ano (e às vezes um ano e meio). Durante esse período, é suficiente correr três vezes por semana.
Com o tempo, você pode acrescentar mais dois dias de treinamento, que devem incluir corrida de recuperação por 40 a 50 minutos em ritmo lento.
Lembre-se: mesmo os grandes atletas tiram dois ou três dias de descanso a cada 7 a 10 dias. É durante o descanso que seus resultados futuros melhoram.
Embora existam, por exemplo, pessoas que correm todos os dias em quaisquer condições e fazem isso há muitos anos (o recorde é 45!).